jump to navigation

Roteador Cisco CRS-3 12 vezes mais rápido é anunciado 12/03/2010

Posted by Alexander Santos in Hardware, Notícias.
trackback

Lançado nesta terça-feira (09/03) o roteador CRS-3 (Carrier Routing System) da Cisco, a plataforma de roteamento foi criada para ser base para a próxima geração de internet. Com capacidade de tráfego superior a 12 vezes das redes atuais.

Segundo John Chamvers (CEO da Cisco Systems) “O CRS-3 triplica a capacidade de tráfego da plataforma anterior (CRS-1) que pode chegar a 322 terabits por segundo. Tal capacidade é suficiente para baixar todo o catálogo impresso da biblioteca do Congresso americano em pouco mais de um segundo, permitir que cada habitante da China realize uma videochamada simultaneamente, ou ainda que todos os filmes já produzidos no mundo sejam transferidos entre dois pontos em menos de quatro minutos.

O equipamento foi desenhado para serviços de vídeo, aparelhos móveis e computação em nuvem (grosso modo, armazenamento on-line de dados).

O processador QuantumFlow Array, cuja tecnologia foi desenvolvida pela própria Cisco, centraliza o trabalho de seis chips em um e há redução no consumo de energia em 60% para as operadoras, afirma a Cisco.

O chip também tem a capacidade de diferenciar o tipo de tráfego: dados, voz, ou vídeo, por exemplo. Entretanto, ele manterá uma avaliação neutra, ou seja, não vai priorizar o tráfego de um em detrimento de outro.

Tomando como base os EUA, o custo mínimo do novo roteador é US$ 90 mil.

Rodrigo Abreu, presidente da Cisco no Brasil, projeta que a velocidade permitida pelo CRS-3 seja alcançada no Brasil em três ou quatro anos. “O CRS-3 é o equipamento mais potente já lançado na história da internet”, afirmou.

Ele diz que o roteador foi construído, fundamentalmente, para o tráfego de vídeos. “Até 2014, o vídeo vai representar 90% do tráfego, hoje ele é 30%. O CRS-3 é projetado para esta expansão.”

Fonte: Oficina da Net.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: