jump to navigation

Baleia assassina já virou ameaça na web 08/03/2010

Posted by Alexander Santos in Notícias, Segurança da Informação.
trackback

A humanidade continua surpreendendo. Dessa vez, os criminosos virtuais resolveram utilizar a morte trágica da treinadora Dawn Brancheu, morta por uma baleia assassina, a famosa Orca, no Sea World, em Orlando.

A técnica utilizada no ataque é conhecida como “black hat search”. Ela consiste na promoção de site com links para um suposto vídeo da morte da mulher. Termos de busca como “killer whale video”, e outras variações, podem levar a resultados falsos bem posicionados no Google, Yahoo e Bing, por exemplo

Ao clicar na referência, o usuário acaba com um malware instalado em seu computador. O programa malicioso é capaz de roubar dados pessoais e bancários dos usuários que só queriam saber um pouco mais sobre a desgraça alheia.

A Sophos afirmou que os links podem instalar falsos antivírus também, que pode abrir as máquinas para ameaças ao invés de protegê-las.

Como sempre, o ideal é ficar de olho também em links sobre o assunto no Twitter e Facebook. A técnica de proteção é simples. Não clicar em links vindos de sites de origem duvidosa, manter o antivírus atualizado e avisar o resto da família, amigos e colegas de trabalho.

Fonte: Info Abril.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: