jump to navigation

Microsoft diz que rootkit é culpado por tela azul 19/02/2010

Posted by Alexander Santos in Notícias, Segurança da Informação.
trackback

MS diz que rootkit é culpado por tela azul

A Microsoft confirmou as afirmações da Symantec de que um rootkit seria o responsável por surtos recentes de “tela azul da morte” em versões atualizadas do Windows XP.

Os problemas começaram a aparecer depois que a empresa disponibilizou uma atualização que deveria corrigir a falha de 17 anos presente na máquina virtual do DOS.

Segundo a empresa, o rootkit responsável pelo problema é o Alureon. “Chegamos a essa conclusão após analisar os problemas de memória obtidos em várias máquinas de nossos clientes, além de testes com aplicativos e programas de terceiros”, disse Mike Reavey, diretor do Microsoft Security Response Center.

O aumento na frequência do problema com a tela azul aconteceu após update MS10-15, que alterna a forma com que o kernel trata endereçamentos virtuais. As alterações feitas pelo malware nos binários tornam o sistema instável, causando o problema. A Microsoft afirmou que não foram detectados problemas relativos à qualidade da atualização.

O Alureon infecta principalmente as versões de 32-bit do Windows XP que forem acessadas por contas de administrador. De acordo com a companhia, o acesso com contas de usuários, na maioria dos casos, não leva à contaminação do kernel. As versões de 64-bit estão protegidas.

A empresa suspendeu temporariamente a distribuição do update para evitar que mais máquinas sejam afetadas. Agora a Microsoft deve concentrar seus esforços para contornar o problema, além de se preocupar com a falha que permitiu o acesso do rootkit ao kernel em primeiro lugar.

Fonte: http://info.abril.com.br

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: