jump to navigation

Google transforma acesso seguro a Gmail em definição padrão 14/01/2010

Posted by Alexander Santos in Notícias, Segurança da Informação.
trackback

Após ataques de crackers chineses, a Google prefere reforçar a segurança no acesso ao Gmail.

A Google anunciou nesta terça-feira que transformou o acesso seguro ao Gmail, feito através de https, uma definição padrão para todos os usuários do serviço.

Sam Schilace, diretor de engenharia do Gmail, disse em postagem no site oficial que a empresa hesitou em fazer a modificação devido à possível lentidão no acesso ao email, já que os dados da conexão via https são criptografados e a transmissão destes é um pouco mais demorada. Entretanto, a equipe avaliou que os benefícios em relação à segurança do acesso eram maiores do que os contratempos com a provável lentidão.

A possibilidade de utilizar o Gmail via https já estava disponível desde 2008, e a iniciativa da Google de fazer com que todos os acessos – salvo quando especificado o contrário – sejam feitos de forma segura demonstra que a empresa está preocupada em proteger seus usuários de possíveis ataques de crackers, como os que ocorreram recentemente com ativistas dos direitos humanos.

Segundo o site The Guardian, as contas de emails de ativistas tornaram-se alvo de crackers chineses – supostamente com apoio do governo do país. A Google garante que apenas certos detalhes foram acessados, como o assunto dos emails e a data de criação das contas. O acesso via https aparece como uma medida reforçar a segurança e evitar situações como essa.

Aqueles que fazem uso do Gmail offline podem ter alguns problemas, devido ao novo tipo de acesso à conta, mas a equipe do Gmail já providenciou um tutorial sobre como proceder caso isso aconteça, que pode ser acessado pelo atalho bit.ly/5VXDuf.

Fonte: http://www.geek.com.br

O Gmail ainda mais seguro: HTTPS por padrão
A criptografia HTTPS protege o seu e-mail enquanto ele trafega entre o seu navegador da web e os servidores do Gmail. Assim, uma pessoa mal-intencionada que compartilha a rede wi-fi pública do local que você frequenta não vai poder ler os seus e-mails. Os bancos e as empresas de cartões de crédito usam esse mesmo protocolo para manter suas contas on-line seguras. Para proteger a sua conta do Gmail, ativamos a opção ‘Sempre usar HTTPS’ para todos os usuários. Essa camada adicional de segurança pode tornar o Gmail mais lento, por isso, se você não usa conexões sem fio sem criptografia, você pode desativar essa opção em Configurações na sua conta. Mesmo se você alterar essa configuração, o Gmail sempre criptografará a página de login para proteger a sua senha. Saiba mais

Fonte: Google

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: