jump to navigation

Novo chip promete melhorar a qualidade dos vídeos em netbooks 12/01/2010

Posted by Alexander Santos in Hardware, Notícias.
trackback

Batizado de QVU, co-processador da Quartics converte vídeo 2D em 3D em tempo real

Co-processador da Quartics converte filmes em 2D para 3D, melhora a qualidade de qualquer clipe (em tempo real), mesmo os do YouTube, e permite a reprodução de vídeo em Full HD sem esforço. Além do melhor desempenho, o chip permite mais fôlego à CPU principal – e, por isso mesmo, menor consumo e maior duração da bateria.

É sabido que os chips de vídeo mais utilizados em netbooks, o GMA 950 e GMA 500, ambos da Intel, não são adequados para reprodução de vídeo em alta-definição. Alguns portáteis baseados no GMA 500 até conseguem lidar com vídeo em HD (1280 × 720 pixels), mas ao custo do uso de 100% do processador, o que implica em calor, maior consumo de energia e menor autonomia de bateria. Empresas como a NVIDIA (Ion) e Broadcom (Crystal HD) já oferecem soluções, na forma de chips extras adicionados à placa-mãe, e agora uma nova empresa entra no jogo: a desconhecida Quartics, com seu chip QVU.

O chip da Quartics permite que um netbook reproduza vídeo em Full HD (1920 × 1080 pixels) sem problemas, o que permite a ele ser ligado em uma TV ou monitor de alta definição e servir como central de mídia – como as telas de netbooks costumam ser diminutas, uma saída HDMI será item quase obrigatório caso estejam equipados com o QVU.

Mas o co-processador vai além de exibir filmes em Full HD: segundo o site Liliputing ele também é capaz de converter vídeo 2D em 3D e melhorar a qualidade da imagem em vídeos comuns, usando técnicas de processamento como ajuste automático de contraste, saturação de cor, nitidez, etc. Algo similar ao que é feito pelo aplicativo V-Reveal em PCs equipados com placas de vídeo da NVIDIA, mas em tempo real.

Segundo a revista Laptop Magazine, o QVU é compatível com a nova geração de processadores Intel Atom (de codinome “Pine Trail”) e há drivers para o Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e Chrome OS. Apear deste último ser baseado no Linux, não há notícias sobre um driver “genérico” para ser usado em qualquer distribuição.

A empresa pretende colocar seus chips em netbooks, set-top boxes e TVs, e já negocia parcerias com empresas como a Acer e Samsung. Os primeiros produtos equipados com o chip QVU devem chegar ao mercado ainda em 2010.

Fonte: http://www.geek.com.br

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: