jump to navigation

Sharp apresenta televisão quadricromática 11/01/2010

Posted by Alexander Santos in Notícias.
trackback
Quatro cores são melhores que três, já dizia a Sharp

Nova tecnologia da Sharp incorpora o amarelo na mistura de cores.

Enquanto todos os fabricantes de aparelhos de TV não mostraram outra inovação importante além aparelhos com tecnologia 3D, a Sharp ofereceu um diferencial interessante: televisão com quatro cores primárias, em oposição às três cores (RGB) usadas universalmente há quase 60 anos. A Sharp garante que a tecnologia proporciona um espectro maior de cores.

Explicando melhor: as cores formadas na tela de uma TV colorida, desde seu aparecimento na década de 1950, são combinações de três cores básicas, o vermelho (R, de Red), verde (G, de Green) e azul (B, de Blue), gerando o espaço de cor chamado RGB. A partir do RGB, praticamente qualquer cor secundária pode ser formada – mas não todas. A Sharp adicionou mais uma cor no espectro, o amarelo (Y, de Yellow), conseguindo com isso uma variação cromática maior, podendo atingir, segundo o fabricante, trilhões de cores na tela.

As imagens são realmente impressionantes. Obviamente, a Sharp mostra em seus novos televisores, que usam retroiluminação (backlight) LED uma série de imagens de girassóis e outros objetos com a cor amarela predominante. Mas mesmo assim, o resultado visual é bastante diferente dos outros modelos de TV com as três cores básicas. Segundo a fabricante de aparelhos eletrônicos, a tecnologia de quatro cores primárias expande o gamut de cor, mostrando uma variedade de cores muito mais fiel ao que o olho humano pode discernir.

Além desse avanço nas cores, a Sharp promete que suas TVs consumirão menos energia, usando uma tecnologia chamado UV2A, que reduz drasticamente o consumo comum em TVs com retroiluminação LCD fluorescente. E para mostrar seu comprometimento com as questões ambientais, a Sharp está estudando um modo de incorporar o uso de energia solar em carros. A empresa já há alguns anos está trabalhando em células solares que poderão ser usados em automóveis. Prova disso é um carro movido a energia solar que ganhou uma corrida na Austrália em outubro de 2009.

Carro movido a energia solar da Sharp

Carro movido a energia solar da Sharp.

É claro que a Sharp não ficou de fora da festa do 3D, mostrando alguns modelos que usam a nova tecnologia. Os óculos estilosos da Sharp chamaram bastante a atenção dos visitantes da CES 2010.

Fonte: http://www.geek.com.br/

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: