jump to navigation

O Primeiro Transistor Molecular 06/01/2010

Posted by Alexander Santos in Hardware, Notícias.
trackback

Cientista da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e do Instituto de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul conseguiram fabricar experimentalmente o primeiro transistor feito com uma única molécula.

A molécula de benzeno, colocada entre os contatos de ouro, funciona como um transistor. Crédito: Hyunwook Song and Takhee Lee

A molécula de benzeno, colocada entre os contatos de ouro, funciona como um transistor.   Crédito: Hyunwook Song and Takhee Lee

Segundo o siste Tech Radar ,eles demonstraram que, conforme haviam sugerido cientistas da Universidade do Arizona, uma molécula de benzeno ligada a contatos de ouro comporta-se como um transistor de silício.

Os pesquisadores conseguiram manipular os diferentes estados de energia da molécula variando a tensão aplicada através dos eletrodos de ouro. Ao fazer isso, eles foram capazes de controlar a intensidade da corrente elétrica que passa através da molécula, exatamente como um transístor eletrônico de silício.

“É mais ou menos como rolar uma bola colina acima, onde a bola representa a corrente elétrica e a altura da colina representa os diferentes estados de energia da molécula,” tenta explicar o Dr. Mark Reed ao site Physorg. “Fomos capazes de ajustar a altura da colina, permitindo que a corrente passasse por ela quando ela era mais baixa, e interrompendo a corrente quando ela se elevava.”

Dr. Reed e sua equipe vêm aprimorando há quase 20 anos a conexão dos eletrodos metálicos à molécula, que só pode ser feita graças ao desenvolvimento de novas técnicas e equipamentos que permitem a medição das correntes super tênues e a “visualização” do que está ocorrendo em nível molecular.

Os cientistas estão interessados em utilizar moléculas em circuitos de computador porque os transistores tradicionais não são viáveis em escalas tão pequenas. No entanto, Reed salientou que este é um avanço estritamente científico e que as aplicações práticas, tais como pequenos e rápidos computadores moleculares, permanecem a muitas décadas de distância.

“Ainda não estamos prestes a criar a próxima geração de circuitos integrados,” afirma Reed. “Mas, depois de muitos anos de trabalho nos preparando para isto, terminamos um trabalho de uma década de duração, conseguindo demonstrar que as moléculas de fato podem funcionar como transistores.”

Fonte: http://www.geek.com.br/posts/11977-criado-primeiro-transistor-molecular-do-mundo

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: