jump to navigation

Dividindo arquivos em várias partes com o WinRar 14/01/2009

Posted by Alexander Santos in Dicas.
trackback

Quando temos um arquivo ou programa grande e queremos enviar por email, ou seja lá pra onde, às vezes somos limitados a um certo “tamanho de anexo”, como os serviços de email gratuitos geralmente nos limita a enviar um anexo com no máximo 10MB não podemos enviar um arquivo em anexo com 20MB da maneira convencional, mas temos uma alternativa!

Utilize o WinRar para dividir o arquivo ou programa em várias partes de 10MB e enviar por email, assim, você não só pode enviar o arquivo pelos serviços limitados, como também pode baixá-los usando até mesmo uma conexão discada já que os arquivos não são tão grandes e não vai levar a vida toda pra baixar usando esta conexão lentíssima!

Para dividir um arquivo com o WinRar clique com o botão direito sobre o arquivo e selecione Adicionar para o arquivo… e clique no botão Perfis… escolha Criar volumes de 1.44MB.

winrar

No campo Tamanho do volume, bytes substitua o valor para o tamanho em bytes desejado. 10MB são equivalentes a (220) vezes 10, ou seja, 10485760 Bytes. (Veja outros valores de conversão na matéria Convertendo Megabytes em Bytes.). Clique no botão Procurar para determinar o nome do arquivo que será compactado e onde ele será salvo e clique no botão OK para iniciar o processo de compactação. Pronto, o WinRar vai dividir o arquivo em várias partes do mesmo tamanho (exceto o último, que pode ficar menor) sem que você precise fazer mais nada! Para remontar o arquivo você tem que deixar todas as partes do arquivo numa mesma pasta e extrair no local desejado (se houver alguma parte do arquivo com nome diferente das demais, não será possível extrair, então, tenha certeza que, antes de extrair, os nomes são iguais, com apenas o final diferente, por exemplo, nome.part1 e nome.part2…).

Assista ao vídeo abaixo:

Compactando um arquivo em vários pedaços com WinRar MX masters.

Matérias relacionadas:

Convertendo Megabytes em Bytes;

Script de backup usando o WinRAR

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: