jump to navigation

Configurando a memória virtual 10/12/2008

Posted by Alexander Santos in Windows XP.
trackback

Você sabe o que é uma memória virtual (arquivo de paginação)?

Pois bem, quando você está executando muitos programas ao mesmo tempo a memória RAM fica ‘lotada’ e sem espaço para mais programas e o sistema operacional tem que dar um ‘jeito’ de não parar de trabalhar pela falta de memória RAM. O que o sistema faz é o seguinte: alguns programas executando na memória tem alguns arquivos que não são usados durante seu processamento, ou seja, enquanto ele está em memória, parte do seu arquivo não é usado o tempo todo e o sistema retira parte do arquivos do programa da memória RAM e o coloca no HD e o recupera quando for necessário usar! Não vou me aprofundar no assunto, mas o sistema consegue recuperar os arquivos com vários dados do processo do programa que foi retirado da memória e posto no HD. Esse espaço de armazenamento no HD de arquivos dos programas que estão na memória RAM é chamado de memória virtual.

Sabendo disso, quanto devemos reservar do HD para esse tipo de arquivo?

Podemos definir manualmente isso ou deixar o sistema gerenciar a memória. Se você for fazer isso manualmente preste atenção no que você não deve fazer:

Não reduza o valor inicial para menos do que o tamanho recomendado (uma vez e meia a capacidade de memória RAM), por exemplo, se você tem uma memória RAM de 256 MB, o mínimo deve ser de 384 MB e o Máximo de 1152 MB.

Mas pra que se preocupar com isso se o sistema pode fazer por você?

Então, vamos deixar que o sistema gerencie a memória virtual!

Acesse as propriedades do Meu computador (Iniciar > botão direito do mouse em Meu computador > Propriedades) e clique na aba Avançado e nas configurações de desempenho clique no botão Configurações, clique agora na aba Avançado e no botão Alterar e selecione Tamanho gerenciado pelo sistema e clique no botão Definir. Você também pode criar outro espaço para arquivos de memória virtual em outra unidade (HD) apenas selecionando a partição desejada e selecionar as configurações citadas, mas tome cuidado, pois você não deve fazer isso em unidades sujeitas a falhas nem colocar vários arquivos de paginação em partições diferentes da mesma unidade física.

imagem6

Para que as alterações tenham efeito você deve reiniciar o computador.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: