jump to navigation

Como criar uma senha forte 27/10/2008

Posted by Alexander Santos in Segurança da Informação.
trackback

Normalmente, quando se fala em senha, pensamos na senha do nosso cartão de crédito, de uma conta bancaria etc, mas, e quando o assunto for a senha do nosso e-mail, da senha de login na rede da empresa que trabalhamos ou alguma aplicação via Internet, criamos senhas seguras o bastante para manter o mínimo de segurança?

Quanto à resposta não podemos definir o nível de segurança da senha de cada usuário da Internet, mas podemos dizer que, a grande maioria dos usuários não sabe criar senhas seguras e não dão o valor adequado às suas senhas, por exemplo, muitos anotam suas senhas e deixam em cima da mesa, se alguém ligar para seu telefone e fazer algumas perguntas e pedir a sua senha se fazendo passar por um funcionário que está fornecendo suporte etc por incrível que pareça, muitos fornecem a senha! Muitos criam senhas com a data do seu nascimento, casamento etc! Ou ainda com o seu nome ou o nome de alguma coisa “disfarçado” por exemplo, b4n4n4 (banana), k@s@ (casa), c@t3dr@1 (catedral) este tipo de senha é conhecido como “hackish” se você cria suas senhas assim e acha que está seguro, saiba que não está! Pois existem programas que capturam facilmente esse tipo de senha.

Existe ainda, um número grande de senhas que não possuem o mínimo de segurança. Mas como criar uma senha com algum nível de segurança? Como básico para criação de uma senha segura, você deve utilizar sempre senhas que não fazem parte de um número que você utiliza sempre, como o número do seu celular, data de aniversario etc. utilize letras minúsculas e maiúsculas, números e caracteres especiais como (!), (?), (\), (#), (%) etc. e lembre-se, quanto maior for o número de caractere maior será o nível de segurança da sua senha. Hoje, uma senha inquebrável (por enquanto!) possui 19 caracteres e utiliza letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

Veja um exemplo de senha com um bom nível de segurança: h!1Q07#dE@ é uma senha de difícil recordação, mas de difícil captura! Você pode “misturar” alguns números que você recordaria facilmente com letras maiúsculas e minúsculas que são especiais para você e embaralhá-las com alguns caracteres especiais para formar uma senha segura. Infelizmente, temos que mudar nossas senhas freqüentemente para que ela não seja capturada, por isso, a tarefa de ter uma senha segura fica, a cada dia, mais difícil.

Existem programas de criação de senhas muito seguras como o Winpt que facilitam as nossas vidas, porém, para utilizar esses programas, devemos ter um mínimo de noção para que a senha não seja esquecida (perdida) já que as senhas contêm 256 caracteres por aí em diante! Utilize esses programas sempre com cautela, e se você não sabe usar, aconselho que você não os use e crie senhas no modelo tradicional sempre mudando as senhas freqüentemente.

Alexander Santos

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: